Ginástica Terapêutica / Laboral 

A especialidade

A ginástica Terapêutica/ Laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais, adaptados de maneira branda;

 

A técnica baseia-se em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

Existem dois tipos. Preparatória e Compensatória:

 

A ginástica laboral preparatória é realizada nas primeiras horas do início da jornada de trabalho. Ela é composta de alongamentos e aquecimentos específicos. O principal objetivo é aumentar a circulação sanguínea e melhorar as articulações. Geralmente dura de cinco a dez minutos.

 

A ginástica laboral compensatória é realizada durante a jornada de trabalho. O colaborador pausa sua atividade do trabalho e executa exercícios característicos de compensação, como descontração e relaxamento muscular, visando prevenir os problemas profissionais crônicos. Pode ser praticada junto a mesa do escritório por exemplo ou até em uma área de refeitório, caso a empresa possua.

Benefícios

Além de diminuir a porcentagem afastamento no trabalho, interação em grupo, com o auxílio de exercícios de reeducação postural, mobilidade articular e flexibilidade, a ginástica laboral também melhora a capacidade de concentração no trabalho, desperta o surgimento de novas lideranças, favorece o contato pessoal e promove a integração social.

 

Indicação Terapêutica

Prevenir lesões por esforços repetitivos, preparando-os para o dia de trabalho e buscando a melhora da produtividade e a interação entre eles.

Contra Indicação

bloqueio ósseo que limita a mobilidade articular; fratura recente; processo inflamatório ou infeccioso agudo dentro ou ao redor de articulações; dor aguda com o movimento articular, hematoma ou outra indicação de trauma nos tecidos; contraturas ou tecidos encurtados estiverem provendo aumento na estabilidade articular; contraturas ou tecidos encurtados, particularmente em pacientes com paralisia ou fraqueza muscular intensa.

Quanto tempo leva?

Mínimo 10 a 15 minutos em cada setor.

 

Preciso de alguma roupa especifica?

Preferencialmente leves ou com a própria do Trabalho

 

Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

Fisioterapeuta ou Educador Físico especializado e ou treinado em Ginástica Terapêutica / Laboral.

 

Onde a Ginástica Laboral é feita?

Local especifico.

Local:

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Ilhéus: 

Dia: Terça Feira;

Horário:

07:00 horas; 07:20 horas; 07:40 horas;

13:00 horas; 13:20 horas; 13:40 horas;

Setor de Fisioterapia: Sala 1 ou pátio da Clínica.


 

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

©  2014 FIOTI - Fisioterapia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Ilhéus

Av. Lomanto Júnior, 596, Pontal - Ilhéus, BA 45.654-000

Tel: 073-3231-3529