Treino Sensório Motor

A especialidade

Voltado para a terceira idade e pós operatório tardio de Membros Inferiores, este grupo abrange treino de equilíbrio que auxilia na manutenção do controle postural por meio de atividades funcionais que promovem o aumento da resposta neuro-motora, o que faz com que melhore o equilíbrio. O termo “sistema sensório-motor” é utilizado para descrever integrações centrais, sensoriais e motoras, e as estruturas envolvidas na manutenção das articulações durante os movimentos corporais e nas manutenções de postura, favorecendo na prevenção de quedas.

As alterações do equilíbrio corporal estão entre as queixas mais comuns do idoso, e isso ocorre decorrente de perdas e disfunções que acompanham o processo de envelhecimento. O equilíbrio depende da integridade do sistema vestibular (labirinto, nervo vestibulococlear e núcleos); dos receptores sensoriais localizados em tendões, músculos e articulações; e da visão.

A principal consequência do desequilíbrio no idoso é a queda e esta pode desencadear graves consequências, como a perda de independência, incapacidades, fraturas, internações e mortalidade. O idoso que sofreu queda sente medo de cair novamente, o que leva à insegurança, perda da autoconfiança e restrição das atividades. Isso favorece à inatividade, ao diminuição de mobilidade e, consequentemente a redução da força muscular. A partir disso, aumentam a probabilidade cair novamente.

 

Conceito

Trata-se de um termo utilizado para definir um treinamento com exercícios que trabalham equilíbrio, coordenação motora e a propriocepção. A propriocepção engloba as sensações de movimento e posicionamento articular, importantes para o controle dos movimentos e da postura com estabilidade.

Existem várias possibilidades de intervenções dentro deste treinamento, como por exemplo, utilização de cama elástica, bolas suíças, pranchas de equilíbrio, diferentes pisos, objetos com diferentes texturas, pesos e formatos, entre outros.

 

Quantidade e Horário

Vagas limitadas - 8 pessoas o grupo

Tempo de aula - 20 minutos

Quarta Feira

Aplicabilidade

• Exercícios de fortalecimento da musculatura global do corpo do idoso para diminuir a velocidade da perda da massa muscular;

 

• Treinamento sensório-motor, com atividade de equilíbrio, correções e treinamento de marcha. Os exercícios proporcionam ao paciente uma chance maior de defesa frente aos desequilíbrios e aos obstáculos encontrados em sua casa, nas ruas, calçadas, shopping e durante suas atividades de rotina.

Indicação Terapêutica

 

Patologias como osteoporose / sarcopenia, pós operatório tardio de Membros Inferiores, dor e/ou restrição no ombro, cotovelo, punho e mão; Relaxamento muscular; Alongamento Muscular; Melhora do movimento; Fortalecimento muscular.  

Contra Indicação

 

bloqueio ósseo que limita a mobilidade articular;fratura recente;processo inflamatório ou infeccioso agudo dentro ou ao redor de articulações;dor aguda com o movimento articular, hematoma ou outra indicação de trauma nos tecidos;contraturas ou tecidos encurtados estiverem provendo aumento na estabilidade articular;contraturas ou tecidos encurtados, particularmente em pacientes com paralisia ou fraqueza muscular intensa.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

©  2014 FIOTI - Fisioterapia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Ilhéus

Av. Lomanto Júnior, 596, Pontal - Ilhéus, BA 45.654-000

Tel: 073-3231-3529