Academia Terapêutica / Mecanoterapia
A especialidade
Definição
A Mecanoterapia é uma modalidade da Fisioterapia que consiste no treinamento com aparelhos de resistência mecânica graduada, que leva a um fortalecimento muscular e ganho de amplitude articular por meio de pesos, molas ou polias.
Seu objetivo é desenvolver, restaurar e promover a manutenção da força muscular, além de melhorar a mobilidade articular, flexibilidade e coordenação. Esse tipo de terapia pode ainda ser utilizado durante a reabilitação como forma de ganho de massa e potência muscular, quando diminuídas pelo afastamento do paciente de suas atividades, devido a uma lesão.
Indicações
-
Atletas;
-
Esportistas;
-
Pacientes pré e pós operatório;
-
Pessoas sedentárias;
-
Público em geral.
Benefícios
-
Ajuda as pessoas que estão com limitação física a retomar suas atividades;
-
Correção postural;
-
Recuperação de contusões, traumas e até mesmo o alívio de dores provocadas pela tensão do dia a dia;
-
Reeducação do movimento.
Também conhecida como "Musculação Terapêutica", no qual vem sendo desenvolvida há mais de 20 anos e traz evidências publicadas cientificamente que comprovam máxima segurança articular na realização dos exercícios e a eficácia no ganho de força e massa muscular.
Na musculação terapêutica, o cuidado com a estética dá lugar ao tratamento preventivo, a reabilitação e a promoção da saúde. Indicada para o público da terceira idade, os exercícios prescritos tem como objetivo superar as limitações impostas pelo envelhecimento e suas repercussões no aparelho locomotor (artrite, artrose, osteoporose, bico de papagaio..).
Estudos demonstram que a atividade de Musculação Terapêutica pode servir como preparatória até para quem foi recomendada uma simples caminhada diária e pode substituir, com mais segurança e eficácia, as tradicionais recomendações médicas de hidroginástica ou pilates.
Indicação Terapêutica:
Pessoas ativas que têm receio de se lesionar na academia convencional ou para pessoas que estão sedentárias por serem portadoras de patologias crônicas, por estarem obesas ou por se sentirem envelhecidas.
Contra Indicação:
Bloqueio ósseo limitando a mobilidade articular; Inflamação ou infecção nas estruturas envolvidas; Presença de dor aguda; Integridade óssea ou vascular comprometida; Presença de hematomas ou outras indicações de traumatismos teciduais; Comprometimento ou falta de estabilidade ou integridade articular; Fratura recente.
Método
Os recursos da musculação terapêutica, são aparelhos mecânicos e livres.
Nosso foco é aprimorar as dificuldades encontradas no dia a dia de cada aluno, melhorando sua qualidade de vida. O monitoramento dos sinais vitais (pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca) antes, durante e após as atividades, condicionamento cardiovascular (bicicleta e plataforma), orientação e o acompanhamento integral do fisioterapeuta são procedimentos de rotina nas aulas da clínica.
Os exercícios são realizados individualmente, com a frequência de 2 (duas) ou 5 (cinco) aulas por semana.