Pilates Clínico - Mat Pilates

A especialidade

PILATES CLÍNICO

O Pilates clínico consiste numa adaptação de diversos exercícios  desenvolvido por Joseph Pilates por fisioterapeutas para que possam ser realizados para pessoas que nunca praticaram atividade física e também para a reabilitação de pessoas com problemas de coluna, para melhorar a postura e diversos problemas de saúde que podem ser beneficiados com o fortalecimento muscular e articular.

Este método de treino foca-se no controle da respiração, no centro de gravidade do corpo e na boa postura, que são excelentes para aumentar a capacidade de concentração e melhorar a coordenação motora e também a flexibilidade de todos os músculos e tendões, e devem preferencialmente serem orientados por fisioterapeutas com conhecimento específico de Pilates Clínico. 

 

Além de trazer a boa forma física o Pilates Clínico pode ser utilizado de forma individual e também em aulas de grupo de até 6 pessoas para melhorar o condicionamento físico em pessoas de todas as idades.

Especificações

  • Existem exercícios próprios para recuperação de lesões mas todos podem ser adaptados, conforme a necessidade da pessoa

  • Exercícios são muito focados nos abdominais e na coluna lombar

  • É caracterizado por exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação

  • Utilizados aparelhos direcionados: Reformer, Cadillac, Spine Corrector, Ladder Barrel, Step Chair;

 

PILATES SOLO

Pilates de Solo ou Mat Pilates como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios que oferecem uma maior variedade de desafios ao método.

 

No Pilates Solo, originalmente foram desenvolvidos exercícios pelo próprio Joseph Pilates que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório. Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada cliente e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades.

 

No Pilates Solo, originalmente foram desenvolvidos exercícios pelo próprio Joseph Pilates que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório.

Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada cliente e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades.

 

Alguns exercícios realizados no Pilates Solo se caracterizam por serem de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força.

 

O Mat Pilates é considerado um exercício que exige maior esforço do praticante sendo necessário força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal, porém, não significa que será difícil para todos, basta um pouco de treino e com o tempo o corpo assume novas formas e os movimentos ficam mais fáceis de serem realizados.

O Pilates Solo caracteriza-se também pelo uso de acessórios auxiliares para a sua realização, como o Magic Circle, Meia Lua, Banda Elástica, Rolo de Espuma e Bola.

 

O Solo exige mais controle, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, além disso, os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento.

 

Tanto Iniciantes como pessoas mais avançadas podem praticar Pilates Solo tendo em sua divisão de exercícios nível inicial, intermediário e avançado.

PILATES PARA IDOSOS

Ainda que os exercícios do método sejam bastante exigentes do ponto de vista físico, quando aplicados em idosos, passam a denominar-se como método de Pilates adaptado, em que cada movimento respeita as necessidades e limitações da população sênior. E, muitas vezes, os exercícios devem ser fracionados e simplificados para uma execução de sucesso.

Nas pessoas com idade avançada, as quedas e as fraturas são frequentes, e alguns estudos já provaram que são elas as principais causas de morte. Apesar de graves, essas quedas podem ser evitadas através da aplicação do Pilates.

O maior contribuição do Pilates para os idosos é o aumento do equilíbrio. Embora o método tenha sido criado com o objetivo de preparar fisicamente bailarinos e reabilitar pessoas enfermas da guerra, com a disseminação do exercício. Um público muito específico passou a se beneficiar do aumento da força, do equilíbrio, da mobilidade e da flexibilidade através do Pilates: os idosos.

Quantidade e Horário

Vagas limitadas - 4 pessoas o grupo

Tempo de aula - 50 minutos

 

São seis os princípios básicos do método

  • concentração

  • respiração

  • acionamento do centro de força/musculatura abdominal (denominado de “power house”)

  • precisão

  • controle

  • fluidez dos movimentos

Benefícios do método

  • melhora da consciência corporal, equilíbrio e coordenação motora

  • melhora do alinhamento postural

  • melhora do condicionamento físico

  • reequilíbrio e definição muscular

  • aumento da flexibilidade e mobilidade articular

  • previne e trata lesões, aliviando dores e tensões musculares

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

©  2014 FIOTI - Fisioterapia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Ilhéus

Av. Lomanto Júnior, 596, Pontal - Ilhéus, BA 45.654-000

Tel: 073-3231-3529