Agulhamento Seco - Dry Needling

acupuntura

​​​

A Especialidade

Também conhecida como Dry Needling, o Agulhamento Seco, é uma técnica de acupuntura utilizada pelos fisioterapeutas para auxiliar os pacientes que se ressentem de dores musculares. Através dessa manipulação delicada, são atingidos diretamente os nódulos de tensão muscular que se formam no corpo.

​

Nessa técnica, o profissional insere agulhas, semelhantes às da acupuntura, em partes do corpo tais como os ombros, área lombar, joelhos, cotovelos, braços, região cervical e quadril, pressionando pontos estratégicos para melhorar o fluxo sanguíneo e oxigenar o tecido muscular, liberando o espasmo causador das dores.

​

Uma das principais funções dos fisioterapeutas que dominam a técnica é atuar sobre os pontos-gatilho ou trigger points, ou seja, nas regiões do músculo que apresentam nódulos enrijecidos, provocados por falhas na irrigação do sangue por contratura ou pelo tensionamento muscular típico da correria do dia a dia ou da prática intensa de exercícios físicos.

Esses nódulos são facilmente perceptíveis ao se avaliar de forma específica a área afetada.

​

O agulhamento a seco usa as mesmas agulhas da acupuntura sistêmica e pode ser usado em pacientes com diagnóstico de Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) ou disfunções musculoesqueléticas.

O que é Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM)?

A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) pode ser classificada como uma dor muscular crônica causada por pontos de hipersensibilidade nos músculos ou pontos-gatilho (trigger points). Ao serem apalpadas, essas regiões provocam dor, podendo irradiar do músculo para outro lugar, às vezes distante do ponto-gatilho.

A SDM também pode se manifestar sob a forma de lombalgia, cervicalgia, cefaleia tensional, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), doença relacionada ao trabalho, esforços repetitivos etc. Outras causas registradas são decorrentes de posturas inadequadas e estresse.

A síndrome pode causar dor em diversas partes do corpo, dentre elas na cabeça, pescoço, mandíbula, lombar, pélvica, nos braços e nas pernas.

O que são disfunções musculoesqueléticas?

Geralmente, as dores musculoesqueléticas são lesões teciduais identificáveis, podendo gerar problemas como bursites, tendinopatias, osteoartrite ou osteoartrose, cefaleia tensional etc.

Podem ocorrer na forma aguda ou crônica, de forma localizada ou difusa. Um dos principais sintomas são as dores, que muitas vezes podem incapacitar o paciente, gerando até mesmo o afastamento do funcionário de suas atividades laborais.

Essas disfunções são detectadas a partir de anamnese cuidadosa por parte do fisioterapeuta, acrescido de um exame clínico minucioso, além de exames complementares para o fechamento do diagnóstico e a correta prescrição do tratamento.

Acupuntura x Dry Needling

Elas não são consideradas inimigas ou coisas do gênero. Enquanto a acupuntura é uma terapia oriental que usa os meridianos para equilibrar a energia do corpo, tratar doenças crônicas e psicossomáticas, o Dry Needling tem como base a terapia ocidental, em que as agulhas são utilizadas para atingir diretamente o músculo, para fazer com que ele devolva o correto funcionamento da fisiologia musculoesquelética.

Direto no ponto da dor

Retornando à técnica de Dry Needling ou agulhamento a seco, uma das vantagens é que as agulhas agem diretamente no ponto da dor, no caso da tensão muscular ou quando há um déficit de movimento.

E os resultados são praticamente instantâneos. Logo na primeira sessão, é possível perceber o distensionamento do músculo dolorido e, em outros casos, o aumento da amplitude do movimento.

No caso de pacientes com alergia a algum medicamento, a técnica de Dry Needling pode ser eficaz, já que a pessoa não ficaria exposta a nenhuma medicação.

Quanto ao procedimento em si, leva poucos minutos, sendo que várias partes do corpo podem ser tratadas ao mesmo tempo. A duração do tratamento vai depender de fatores como a saúde geral do paciente, o nível de dor (queixa) registrado e o local a receber as agulhas.

INDICAÇÃO​

• LER – Lesão por Esforço Repetitivo

• Fibromialgia

• Dor;

• Ansiedade / stress;

• Trauma;

• Condições de tensão repetitiva, como cotovelos de tenista e síndrome do túnel do carpo;

• Dor de cabeça

• Doenças reumatológicas;

• Dor nas costas e ciática

• Fibromialgia

• Dismenorreia e outras condições ginecológicas

• Alergias

• Náusea pós-operatória e quimioterapia

• Reabilitação acidente vascular cerebral

• Pacientes em recuperação de dependência e abuso de substâncias

Contra Indicação

• Pacientes muito fracos;

• Pessoas com imunidade comprometida;

• Pacientes que sofrem de certos distúrbios hemorrágicos ou perda grave de sangue;

• Pacientes com pressão arterial significativamente baixa

• Gravidez: enquanto a acupuntura é geralmente considerada segura para a maioria das mulheres durante a gravidez, existem certos pontos de acupuntura que são proibidos durante a gestação. As mulheres grávidas devem conversar com seu obstetra sobre essas restrições e quaisquer outras preocupações relacionadas à gravidez antes de se submeter a um tratamento com acupuntura.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.