Terapia por ondas de choque

A especialidade

O Tratamento por Ondas de Choque é um tratamento inovador, com uso de aparelho de alta tecnologia. O equipamento emite ondas acústicas de baixa, média e alta potências, que se propagam através do tecido até a região da dor. Não se trata de choque elétrico, mas mecânicoA TOC é uma forma não invasiva de tratamento com forte apoio em pesquisas científicas.

Na Ortopedia

A TOC tem duas formas principais de ação que ajudarão na dor persistente do tendão. Primeiro, as ondas de choque trabalham para dessensibilizar as terminações nervosas, que muitas vezes proporcionam uma redução imediata nos sintomas de dor. Em segundo lugar e muitas vezes mais importante, as ondas de choque causam micro-trauma controlado (dano microscópico) aos tecidos que ativam a resposta de cura natural do corpo, fazendo com que o corpo possa curar qualquer problema de tecido mole nessa área imediata.

 

A TOC funciona melhor como parte de um programa de tratamento e reabilitação. Quaisquer problemas biomecânicos (como postura, alinhamento, marcha, corrida, comprimento muscular e problemas de força) que levaram a um problema ainda devem ser abordados para obter melhores resultados duradouros.

.

ESTE TRATAMENTO SERVE PARA MEU PROBLEMA?

Vários estudos demonstraram sua eficácia no tratamento de problemas tendinosos que falharam em outras formas de tratamento conservador. A TOC está sendo cada vez mais usada no início do tratamento para facilitar e acelerar a recuperação. Recomendamos que você fale com seu médico e venha realizar o tratamento de ondas de choque conosco.

EFEITOS FISIOLÓGICOS E RESULTADOS SATISFATÓRIOS

NOVA FORMAÇÃO DE VASOS SANGUÍNEOS

O fluxo de sangue de nutrientes é necessário para iniciar e manter os processos de reparação do tecido danificado. A aplicação de ondas acústicas criam microrupturas capilares no tendão e osso.

TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO CRÔNICA

Os mastócitos são um dos componentes-chave do processo inflamatório. Sua atividade pode ser aumentada através do uso de ondas acústicas penetrantes.

QUEBRA DE FIBROBLASTOS CALCIFICADOS

A produção de uma quantidade suficiente de colágeno é necessária para os processos de reparação de danos musculoesqueléticos e de estruturas ligamentosas. A Terapia de Ondas de Choque acelera a síntese de pró-colagéno.

ESTÍMULO DA PRODUÇÃO DE COLÁGENO

O acúmulo de cálcio é mais frequentemente o resultado de micro-lesões ou outros traumas a um tendão. As ondas acústicas quebram calcificações existentes.

DIMINUIÇÃO DA SUBSTÂNCIA P

A substância P é um neurotransmissor que media a informação da dor através das fibras C. Este neuropeptídeo é geralmente associado com dor intensa, persistente e crônica.

INATIVAÇÃO DE PONTOS GATILHOS

Os pontos gatilhos são a principal causa de dores lombares, cervicais, ombros e pernas. A energia acústica aplicada desbloqueia a bomba de cálcio, e, portanto, inverte a crise metabólica dos miofilamentos, tratando os ponto gatilhos.

 

COMO O TRATAMENTO É REALIZADO?

Todas as pesquisas demonstram os melhores efeitos com 3-6 sessões de tratamento, com descanso semanal. Normalmente, os pacientes agendam 3 tratamentos semanais consecutivos. O tratamento dura 20-30min para cada sessão.

ESTUDOS ATUAIS COMPROVAM!

Podendo ser estendidas à 8 a 12 sessões em casos mais resistentes ao tratamento. O tempo de aplicação varia conforme a patologia. Os estudos publicados na ultima década apontam um índice de eficácia de 70 a 85% dos casos, incluindo alguns atletas que tiveram indicação prévia de tratamento cirúrgico, com sessões em 90 dias de tratamento.

Os benefícios são imediatos, tais como: 

  • Efeito analgésico;

  • Não necessita de anestesia;

  • Não requer internação;

  • Estimulação do processo regenerativo do tecido;

  • Estimulação da formação óssea;

  • Tratamento não invasivo;

  • Baixo índice de efeitos colaterais.

Indicações

  • Fascite plantar com ou sem esporão do calcâneo;

  • Tendinite calcário do ombro;

  • Tendinite de manguito rotador;

  • Epicondilite lateral e medial;

  • Bursite Trocanteriana (Tendinite do glúteo);

  • Tendinite patelar;

  • Tendinite do Aquiles;

  • Tendinites não solucionadas com outros tratamentos;

  • Tendinites Trigger Points (Pontos-gatilhos Miofasciais);

  • Artroses e Pseudoartroses;

  • Retardo de consolidação de fraturas. 

Entre as patologias que melhor respondem a esta terapia, cabe destacar tendinopatias do ombrotendinopatia do aquilestendinite patelar ou joelho de saltador, epicondilite lateral (cotovelo de tenista), e a fascite plantar.

 

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.