Treino funcional 

ginastica terapeutica idosos.jpeg

A especialidade

Esse é um grupo criado para reabilitar pacientes que estão se recuperando de alguma lesão seja na perna, seja no quadril, joelho, pé ou tornozelo. Tem o objetivo de alongar e fortalecer as estruturas que fazem parte desses segmentos, para que o paciente volte às suas atividades o mais rápido possível.

​ 

São realizados exercícios de alongamento, propriocepção, fortalecimento e estabilização orientados por Fisioterapeuta, a fim de favorecer o fortalecimento e estabilização muscular do membro inferior, além de alongamento de toda musculatura envolvida e treino proprioceptivo.

 

O Treino Funcional para idosos é uma série de exercícios físicos com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões e algumas doenças musculoesqueléticas, onde são adaptados treinos de funcionalidade; 

 

A técnica baseia-se em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

Benefícios

  • Exercícios de reeducação postural

  • mobilidade articular e flexibilidade

  • Equilíbrio corporal e redução de quedas

  • capacidade de concentração

  • contato pessoal

  • integração social.

 

Indicação Terapêutica

Qualquer idade, em especial idosos.

Contra Indicação

Bloqueio ósseo que limita a mobilidade articular; fratura recente; processo inflamatório ou infeccioso agudo dentro ou ao redor de articulações; dor aguda com o movimento articular, hematoma ou outra indicação de trauma nos tecidos; contraturas ou tecidos encurtados estiverem provendo aumento na estabilidade articular; contraturas ou tecidos encurtados, particularmente em pacientes com paralisia ou fraqueza muscular intensa.

Quanto tempo leva?

Mínimo 10 a 20 minutos.

 

Preciso de alguma roupa especifica?

Preferencialmente leves.

 

Qual a formação do profissional responsável pela execução 

Fisioterapeuta especializado e ou estagiário treinado.

 

Onde é feita?

Local especifico.

Local:

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Ilhéus: 

Dia: Quarta e Sexta Feira;

Horário:

07:00 horas; 07:20 horas; 07:40 horas; 08:00 horas

13:00 horas; 13:20 horas; 13:40 horas; 14:00 horas

Setor de Fisioterapia: Ginásio de Cinesioterapia ou Academia Terapêutica.


 

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.