
Osteopatia

A especialidade
A Osteopatia é uma forma de tratamento global (como a Quiropraxia) que visa através de técnicas manuais (manipulações), procura anular as dores, restaurando as restrições de mobilidade articular que limitam o movimento funcional do corpo.
Criada pelo médico cirurgião ANDREW TAYLOR STILL em 1874, a osteopatia, vem ganhando muito adeptos, devido a várias vantagens, como diminuição ou ausência total da dor. Tratamento semanal, minimizando tempo na clinica. Não utiliza medicamentos ou aparelhos, portanto não apresenta efeitos colaterais desde que a indicada a técnica seja indicada na 1° consulta.
A osteopata, procura por falta de mobilidade nas articulações e no tecido do corpo, e devolvendo estes movimentos, restaurando assim a saúde do indivíduo, recuperando a homeostasia.
Esta especialidade apresenta resultados satisfatórios em vários tipos de dores, e tantas outras queixas, onde muitos nem imaginam onde estas técnicas possam chegar.
Benefícios
Os resultados aparecem de forma rápida e segura, já na 1ª sessão.
Tratamento exclusivo entre o Osteopata e o paciente, com hora marcada.
O tratamento é realizado semanalmente.
Sem limites de idade, desde o bebê ao idoso.
Sem utilização de aparelhos.
Principais Indicações
Alterações musculoesqueléticas como:
-
Dores na coluna;
-
Dores articulares;
-
Dores irradiadas;
-
Tendinites e bursites;
-
Protrusões e hérnias discais;
-
Dores pós traumáticas (quedas, entorses, etc).
-
Bursites e Tendinites
-
Artrose e Artrite
-
LER / DORT
-
Lesões esportivas
-
Pubalgia
-
Dores Crônicas
-
Fibromialgia
Alterações de origem visceral:
-
Constipação Intestinal;
-
Refluxo Gastroesofágico;
-
Má digestão;
-
Dores e sintomas relacionados ao ciclo menstrual.
Alterações com possíveis origens cranianas (mobilidade dos ossos do crânio):
-
Dores de cabeça (cefaleias);
-
Vertigens;
-
Disfunções temporomandibulares;
-
Torcicolos;
-
Insônia.
Vale lembrar que aqui dividimos as alterações de forma didática, para facilitar sua compreensão, porém independente da queixa a atuação do Osteopata é sempre global, buscando as estruturas relacionadas aos sintomas (pela anatomia, inervação, fisiologia, inclusive relações hormonais), independente de sua localização.
Há ainda indicações da Osteopatia que, pessoalmente, são importantíssimas, e na qual obtém-se resultados muito satisfatórios, que é sua aplicação na Gestação e Pediatria.
Obs:
É necessario realizar uma Avaliação cinético funcional (consulta com o Fisioterapeuta), para que o mesmo avalie o caso, e certifique se existe indicação, como também, para planejar o tratamento. O paciente deve trazer todos os exames complementares que tiver (Radiografia, Ressonância, Ultrasom...).